09/03/2010

Tremoço - O fungicida natural

Uma empresa de investigadores Portugueses, coordenada pela investigadora Sara Monteiro, descobriu um novo uso para o tremoço, produzir um potente fungicida natural.
© COTEC Portugal
Extraído do tremoço, o novo fungicida é detentor de uma eficácia, no mínimo, invejável: «Os ensaios de campo demonstraram que a nossa proteína tem uma eficácia de 86% contra o apodrecimento do morango, enquanto que os fungicidas químicos apenas chegam aos 60%», assegurou a investigadora. (in www.cotecportugal.pt)
Além da enorme vantagem de ser natural e mais potente que os fungicidas sintéticos, este fungicida:
-Não é tóxico
-Aplicável a um largo espectro de alimentos
-Os alimentos tratados podem ingeridos sem tratamento prévio uma vez que é um agente natural
-O manuseamento é mais seguro uma vez que não necessita de equipamentos de protecção (ex.máscara etc.)


De um ponto de vista biológico, era mais que lógico esta descoberta, mas a Investigadora Monteiro foi a primeira! Já alguém viu um tremoço (ou outra planta) contaminada com fungos quando está a germinar? 
As defesas naturais das plantas na fase de crescimento têm potentes bactericidas e fungicidas naturais que impedem que sejam contaminadas nas suas fases iniciais de vida.

Quando estiver a beber uma cerveja com um pires de tremoço, vou pensar em ciência! E como descobrir uma ideia tão simples que possa gerar milhões de dólares, euros, reais, etc etc!

4 comentários:

  1. Já descobri a próxima pólvora... falta tu aceitares.

    Mickael

    ResponderEliminar
  2. Vai revolucionar o mercado dos Idiotas! :D

    ResponderEliminar
  3. O marisco preferido do pantera negra.

    ResponderEliminar
  4. Cambada de burro quem comento. Vcs não tem idéia mesmo, isso se chama efeito alelopatico e isso ta cada vez mais em evidência nas ciências agrarias mais especificamente na engenharia agronomica, dps são vcs que vão pagar caro comprando alimentos da gente.

    ResponderEliminar

Sê Idiota!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts noutros blogues interessantes: