23/04/2010

As 10 melhores invenções de 2009

1. The Best Invention of the Year: NASA's Ares Rockets
Considerada a melhor invenção do ano de 2009. É uma nave/ rocket que consegue transportar astronautas e equipamento. Esta nave tem muitos controladores que fazem com tenha um enorme potencial para superar a maior dificuldade na conquista do espaço, aterrar e descolar.
 2. The Tank-Bred Tuna
Esta invenção para os engenheiros possivelmente é algo que lhes passa ao lado, porém, cientistas australianos conseguiram fazer a proeza de criar atum em aquacultura.
Nada de especial? 
Bem para se ter noção, desde 1950 a população de Atum azul (consumida no sushi pelo Japoneses) ficou reduzida a 90% e em menos de 10 anos se continuar a este ritmo a espécie fica extinta. 
3. The $10 Million Lightbulb
Um lâmpada pode estar em 3º lugar numa invenção? Bem esta sim, alternativamente às lâmpadas convencionais que têm 60 W, estas feitas de LED's têm menos de 10 W e duram 25 mil horas (25x mais duradouras que as convencionais).
Se estas lâmpadas forem trocadas pelas normais os U.S.A.  podem poupar por ano o equivalente à electricidade de 17.4 milhões de casas.


 

4. The Smart Thermostat
Acho este dispositivo bastante interessante! É um pouco semelhante com um já muito conhecido nos carros, que determina o gasto instantâneo de gasolina. 
Este aparelho mostra quanto estamos a gastar de electricidade ou combustível (gás) nos inúmeros aparelhos da casa e quanto $ está a gastar. Também pode ligar ou desligar remotamente e mesmo controlar a temperatura da casa. 


5. Controller-Free Gaming

6. Teleportation
Atenção, a imagem engana! Não, ainda não conseguimos transportar pessoas tipo o Songoku. Mas já se consegue teleportar informação de um átomo para o outro a 1 metro de distância. Apesar de parecer à primeira vista algo banal, imaginem as possiveis aplicações que podem vir na área da tecnologia.  



7. The Telescope for Invisible Stars
Aprendi algo com este post, uma vez que sei pouco de astronomia.
Em certos locais do espaço, a luz não consegue iluminar no gama visível fazendo com que estrelas, cometas, astros, planetas, fiquem invisíveis. Porém foi lançado para o espaço uma nave que consegue detectar essas estrelas por Infravermelho. Esta foi lançada para o espaço de modo a evitar interferências do sol e da terra.  



8. The AIDS Vaccine
Infelizmente a cura ainda não foi encontrada. Mas progressos foram feitos, um teste (em humanos) mostrou que a vacina protegeu 31% dos vacinados contra o vírus do HIV. A vacina ainda não está à venda mas é a única que até agora fez alguma frente a este vírus.  


9. Tweeting by Thinking
Parece ficção mas é verdade, apenas por pensamento o cientista da universidade de Wisconsin tweetou "using eeg to send tweet", entre outras mensagens. Acho esta invenção das melhores que estão aqui. Conseguir meter uma pessoa com Parkinson por exemplo a conseguir comunicar por pensamento deve ser dos melhores contributos para a ciência que se pode ter, pelo menos em termos éticos.



10. The Electric Eye
Investigadores do MIT estão a desenvolver um protótipo que é um microchip que ajudam invisuais a reconhecer pessoas e mesmo andar sem ajuda de terceiros. 
Como funciona? 
O microchip implantado no olho como mostra a imagem, tem uma câmara que transmite imagens para o chip e este envia informação para o cérebro.



Queres saber mais? Lê aqui
Todos direitos reservados das imagens a Time.com 

2 comentários:

  1. obrigada por divulgar informações que contribuem para a nossa cultura geral, e sempre bom saber que a tecnologia anda a ir cada vez mais longe...
    o teu blog é interessante.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do seu blog cara ;D , continua assim que vc ira longe ^^


    Fique Com Deus

    ResponderEliminar

Sê Idiota!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts noutros blogues interessantes: