15/04/2010

A cola mais forte do mundo pode ser feita SÓ com água?

À primeira impressão esta pergunta parece ser completamente estúpida.

Como é que água pode servir para colar objectos? Será isso possível?
O conceito é uma realidade que todos nós já experimentamos e é simples, quando temos dois vidros molhados encostados um ao outro é quase impossível separá-los. É este o conceito, simples mas talvez revolucionário.


Como funciona?

O professor Paul Steen, engenheiro biomolecular da Universidade Cornell, descobriu que ao aproveitar a tensão superficial da água (o fenómeno do vidro colado), e ao gerar uma corrente eléctrica, uma avalanche de pequenas gotículas de água é bombardeada através de furos microscópicos fazendo com que cole o material a outra superfície com uma força incrível. 
Esta descoberta é muito interessante, porque esta cola é reversível. Como?
Basta mudar o campo elétrico aplicado e o processo é revertido, fazendo que o material se descole.


Esta investigação está a ser financiada pelo exército americano, uma vez que pretendem usar sua invenção para desenvolver luvas e sapatos que permitirão ao usuário subir até pela mais lisa das paredes.


A era do homem aranha está próxima?




Curiosidade:
Sabias que o Henkel entrou para o Guiness porque criou uma cola que com 9 gotas foram suficientes para levantar um veículo de 5 TONELADAS

2 comentários:

  1. Bom post sim senhor.... gostei! continua com posts assim


    Mickael

    ResponderEliminar
  2. quem é henkel? qual a melhor cola industrializada? o super bonder? tem alguma que se possa jogar por cima e ela fique transparente? fora a cla branca e mais forte que ela?

    ResponderEliminar

Sê Idiota!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts noutros blogues interessantes: