25/05/2010

TOP 10 - As espécies descobertas em 2009

Todos os anos o Instituto Internacional de exploração de espécies elege o Top 10 de novas espécies que foram descobertas no ano transacto.

1. Attenborough's Pitcher  

(Jarro de Attenborough)

Esta planta carnívora entrou para este Top10, devido ao enorme jarro que mede até 30cm de altura e 16 de diâmetro. Esta alimenta-se de insectos que ficam presos nesta maravilhosa armadilha que os atrai com cheiros e cores.  

2. Bombardier Worm 

(Minhoca bombardeira)

Também chamado de bombardeiros verdes, estas larvas lançam bombas que emitem uma bioluminescência de tons verdes. Ainda não é claro mas talvez seja um mecanismo defensivo.

3. Udderly Weird Yam  

(Inhame incrivelmente estranho)

Da familia do inhame, esta nova espécie descoberta em Madagáscar, tem uma morfologia muito atípica, uma vez que o dito normal (da Malásia) apenas tem um tubérculo em vez de várias ramificações.

4. Bug-eating Slug  

(Lesma comedora de insectos)

Esta lesma apesar de ter caracteristicas muito semelhantes aos seus parceiros genéticos, tem um hábito alimentar peculiar, uma vez que se alimenta de insectos, em vez das suas irmãs que se alimentam de maioritariamente de algas.

5. Far-out Frogfish

(O bizarro peixe sapo) 

A própria cara achatada / psicadélica do peixe deu-lhe entrada directa para o Top10.

6. Uber Orb-weaver

Esta espécie de aranha consegue produzir teias fantásticas até um metro de diâmetro. Além disso, as fêmeas possuem um corpos de 3,97 centímetros enquanto os machos apenas têm 0,87 cm.

7. Small Favor

(Pequeno favor)

De nome cientifico Phallus drewesii, este cogumelo ganhou o lugar no top devido à sua forma peculiar fálica.


 8. Fanged Fish

(Peixe dente de vampiro)

Estes peixes dráculas, de aparência assustadora, foram encontrados na Birmânia. Felizmente apenas medem 17 mm.

9. Short-circuited Electric Fish 

(Peixe eléctrico)

A particularidade deste peixe é que foi estudado durante vários anos sendo indicado como uma outra espécie que na verdade não era. Permanecendo esta e espécies semelhantes não descritas durante mais de 30 anos.

10.Killer Sponge 

(Esponja assassina)

Saida de um filme de terror dos anos 80, esta esponja surpreendeu os cientistas ao ser descoberta uma vez que é carnívora. Além de ser carnívora que por si só merecia o lugar no Top10, esta tem uma morfologia semelhante às esponjas fossilizadas da época dos dinossauros, indicando que este tipo de espécie já existia nessa altura.

Obs. Fui eu que traduzi só para elucidar o nome do bicho.

2 comentários:

Sê Idiota!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts noutros blogues interessantes: