17/06/2010

É possível haver uma cor mais preta que o preto?

A pergunta parece estúpida e a resposta um pouco complexa para alguns.
Mas vou dar uma lição básica do comportamento da luz.
Basicamente a luz comporta-se como ondas, e dependendo a gama da frequência destas ondas, estas podem ser organizadas pelo chamado espectro electromagnético (a imagem que está em baixo).



Como se vê na figura, da esquerda para a direita a frequência diminui (e o comprimento de onda que é inversamente proporcional à frequência, aumenta).
Assim temos ondas com baixa frequência e grandes comprimentos de onda, as ondas rádio, que são usadas em rádios, telemóveis, etc. E no lado oposto as ondas gama que são as de maior frequência com comprimentos de onda muito baixo.
No meio, aparece a gama do visível, que é a gama de frequência que o ser humano consegue ver.
A cor de qualquer objecto (opaco), resulta de este reflectir e/ou absorver diferentes gamas de cor. Por exemplo, a cor branca reflecte todas as cores.
Um objecto vermelho, reflecte a cor vermelha e absorve as cores complementares primárias, azul e amarelo, como mostra a figura acima.
Já o preto absorve todas as cores da gama visível. 
À pouco tempo uns cientistas americanos conseguiram produzir um objecto que ainda é mais preto que o preto. 
Como?
Estes tipos de objectos já são mais ou menos conhecidos e chamam-se metamateriais, uma vez que não são encontrados na natureza. Basicamente o que este objecto tem de particular é que além de absorver praticamente toda a gama do visível (preto vulgar), ele consegue absorver praticamente toda a radiação electromagnética. Este objecto ao olho humano seria na mesma preto, porém absorve grande parte do campo electromagnético sem quase nenhuma reflecção.

De que é que é feito este objecto?
O objecto é formado por fios de prata de 35 nanómetros de diâmetro embutidos em quadrados de um centímetro de óxido de alumínio de 51 micrometros de espessura.

Para que é que isto serve?
Como não há bela sem senão (no meu ponto de vista, uma vez que sou anti-guerra), as aplicações que irão ser primeiramente testadas é a tecnologia stealth, de material militar, isto é, aviões e outros dispositivos militares que eram completamente invisíveis a radares, sendo indetectáveis.
 

2 comentários:

Sê Idiota!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts noutros blogues interessantes: