15/09/2010

Álcool: Porque é que a visão fica turva? Porque é que vomitamos? Porque é que desmaiamos?



Porque é que ao ingerirmos álcool ficamos com a visão turva, vomitamos e com sono?

Depois de ingerirmos quantidades diferentes de álcool, o nosso organismo vai reagindo de forma diferente consoante as quantidades ingeridas. O álcool interfere com os receptores de superfície dos neurónios, levando a uma diminuição da taxa e qualidade de ligação entre os mesmos. Este efeito é similar ao obtido pela administração de anestésicos levando a:


Pequenas dosesDiminuição da inibição.
Doses intermédiasDiminuição da coordenação neuromuscular, discurso incoerente e incapacidade de andar em linha recta. Vómito.
Altas dosesComa e morte

O fígado tenta metabolizar o álcool porém em quantidades excessivas, o corpo humano provoca o vómito de modo a deitar cá para fora este veneno e eliminar este tóxico. 

Quando se continua a ingerir, dá-se o chamado coma alcoólico. Mais uma vez apesar de pensarmos que isso é por causa do álcool directamente não é. A sonolência é provocada pelo corpo humano mais uma vez de modo a que o/a estúpido(a) em causa pare de beber mais bebidas alcoólicas. Essa é a causa de termos sono.







Porque é que passamos a noite na casa de banho?

O consumo de bebidas com álcool inibe a produção de uma hormona que actividade anti-diurética, aumentando a taxa de excreção de água pelo rim, fazendo com que a pessoa fique desidratada, sendo essa uma das razões de acordarmos cheios de sede.

Porque é que ficamos cansados no dia seguinte?

Não pensem que é só por ter estado a dançar a noite toda, ou a fugir à policia que nos leva a ficar muito cansados no dia a seguir, parece que corremos uma maratona. O álcool diminui os níveis de açúcar no corpo, porque as células, cuja eficácia na presença do álcool se encontra diminuída, necessitam de mais energia e também porque é necessária como combustível para a degradação do álcool. Este efeito é usado para abrir o apetite porque o cérebro detecta a hipoglicémia e responde com um sinal de fome.

A diminuição dos açúcares no sangue é compensada recorrendo às reservas do organismo: glicogénio do músculo, fígado e cérebro. Acabando as reservas de açúcar o organismo recorre a outra fonte, mobilizando as suas reservas de gordura. Daqui resulta um aumento dos ácidos gordos livres em circulação. Os ácidos gordos livres são capazes de transportar um aminoácido denominado Triptofano até ao cérebro. Este é um importante precursor para a produção de diversos neurotransmissores que modulam a percepção da fadiga, em particular da Serotonina. Quanto mais Triptofano, mais Serotonina é produzida e maior a fadiga.


Bem acho que vou beber uma cerveja que já me está a dar a sede de tanto falar em coisas más!
Bebam com moderação! Só uma de cada vez


adaptado de farmaceutico




5 comentários:

  1. Melhore a fonte que vc usa no blog, pq fica quase ilegível!!!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, meu nome é Antoani e faço parte de equipe Link Premiado.
    Gostaria que não entendesse esse comentário como spam, conheço seu blog a algum tempo e gostaria de te apresentar o meu.
    O Link Premiado, agrega os melhores posts da blogosfera e oferece prêmios para os mais votados, dentre eles R$ 1.000. (mil reais)
    Todos têm oportunidades iguais, não oferecemos nenhum privilégio a quem quer que seja, todos em algum momento aparecerão na primeira página, nas primeiras posições.
    Não nos interessa se recebe 100, 1.000, 10.000, 100.000 ou 1.000.000 de visitas, ou se seu blog têm domínio próprio ou se é Blogspot ou Wordpress, no Link Premiado independente da sua fama, seu post será publicado, apenas seguindo alguns princípios simples.
    Resumindo, nossa proposta é que todos que escrevem, tenham oportunidades iguais de gerar tráfego e receita.
    Por favor nos dê a honra de publicar seus artigos no
    http://www.linkpremiado.com.br/link/cadastro
    Atenciosamente.
    Antoani/Equipe Link Premiado
    http://www.linkpremiado.com.br

    ResponderEliminar
  3. uma dica? TROCA A LETRA do blog, essa é horrível para ler! bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelas sugestões, espero que esteja melhor ;) e penso que a fonte já está boa também.

    ResponderEliminar
  5. Fantástco seu post!

    Gostaria de vê-lo neste agregador e rede social:

    http://migre.me/1hPvF

    ResponderEliminar

Sê Idiota!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts noutros blogues interessantes: