10/03/2010

Comer carne de golfinho, um crime ou cultura?

 Vencedor do Oscar para o melhor documentário, The Cove, documenta a capital da indústria de abate de golfinhos, em que os protagonistas se infiltram neste ramo intangível (até hoje) e documentam uma realidade aparentemente cruel. Esta indústria tem crescido a olhos vistos nos últimos anos.

Faço a pergunta, será isto um crime ou será uma questão de cultura?
www.all-creatures.org


Na minha opinião penso que é uma questão de cultura.
Vivo num pais (Portugal) onde se faz uma festa para matar Touros numa arena (e nem é para consumir) e paga-se para ver, mas claro é tradição não há problema. Os touros são feios, podem morrer.
http://ficcoesefixacoes.blogspot.com

Os golfinhos são bonitos e amistosos, não podem ser mortos para alimentação?
 

O ser humano é um carnívoro por natureza (os vegetais é só um acréscimo), por isso é uma questão muito complicada...

Qual a vossa opinião??


Aqui fica o trailer,

16 comentários:

  1. Eu acho que esta não é a questão principal, visto que uma cultura pode ser visto como um crime por muita gente, as touradas fazem parte da nossa cultura, mas para muitos é um crime. Eu acho que a questão é mesmo: "é ou não um crime?" (esquecendo assim a parte da cultura. Moralmente para mim é um crime matar os golfinhos para alimentação.O porquê é simples: os golfinhos é utilizado em muitos lugares do mundo para ajudar crianças com problemas motores e deficiências mentais (acho que o zoomarine no algarve já fazem isto), é mais ou menos como acontece com os cavalos em que já é utilizado para tratamentos para casos especiais à bastantes anos. Conclusão os golfinhos são "nossos amigos" .São talvez dos mamíferos que uma pessoa se identifica mais a nível emocional (excluindo o chimpanzé claro). Uma pessoa matava o nosso cão/gato para se alimentar?... acho que não.
    Conclusão: é crime? moralmente sim, judicialmente? penso que sim, visto que estamos a falar de um animal QUASE em vias de extinção.

    Mickael

    ResponderEliminar
  2. - Eu adorava nadar com golfinhos.
    - Desde que vi o Flipper que adoro golfinhos.
    - Eu por mim nem se matava, porque não gosto de comer peixe.
    - Eles são inteligentes porque fazem sexo por prazer
    - Eu já pedi um ao meu pai, mas ele diz que bebem muita água.
    - Até tenho um cromo que me saiu no bolicao de um golfinho: está impecável, colei uma só vez, está como novo. Vendo pela melhor oferta, nunca menos de 10euros. Está como novo, usado só uma vez!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Andas a ver muitos filmes tipo "O Encantador de Cavalos" ou "Libertem o Willy" ou "Flipper" ou "O Golfinho – A História De Um Sonhador " etc etc.....

    ResponderEliminar
  5. é mais uma questão cultural... imagina matar uma vaca na India... comer carne de cavalo no Brasil...

    ResponderEliminar
  6. Eu acho crueldade...
    Os touros nao sao feios e nao devem morrer nun 'palco'é cruel!!
    E nen os golfinhos...
    eu nao sou vegetariana mais nao acho q deverian fazer un espetaculo(caso do touro)
    ISSO É HORRIVEL>>> mais é cultura do pais

    ResponderEliminar
  7. é um crime matar tanto golfinhos quanto qualquer outro animal. principalmente para alimentação quando existem alternativas muito mais viaveis dos pontos de vistas economico, ambiental e também de saúde. é uma cultura primitiva e atrazada.

    ResponderEliminar
  8. 1 - "O ser humano é um carnívoro por natureza (os vegetais é só um acréscimo"

    Não, não somos.

    2 - É um crime comer macarrão? Muitos insetos morrem com veneno para evitar que destruam as plantações de trigo...
    É um crime comer frutas? Mesmo caso anterior.

    Não existe método de alimentaçao em que animais não tenham que ser sacrificados.

    É uma questão cultural. Assim como hinduístas acham o cúmulo nós abatermos vacas pra comer. Pensar que é errado é ter a mente pequena e muito limitada, enxergar apenas o seu ponto de vista.

    E casos em que ocorre canibalismo, porque é a única alternativa para sobrevivência de afetados por alguma catástrofe? Vai julgar essas pessoas tambem?

    ResponderEliminar
  9. @Marcos
    Estou completamente de acordo contigo! como eu disse "Na minha opinião penso que é uma questão de cultura."

    Emocionalmente é muito cruel para as nossas culturas (portuguesas / brazileiras) mas tem tudo 2 faces da moeda.

    ResponderEliminar
  10. Considero o seguinte, seu comentário sobre a beleza do touro foi certeiro. Nós defendemos só os animais que achamos bonitinhos. Eu não vejo muitas pessoas se engajarem na luta pelo grande tubarão branco, que tem suas partes arrancadas porque alguns orientais com disfunção erétil tem a crendice de achar que são afrodisíacos.

    Muitas garotinhas que defendem as vaquinhas e os ursos panda, esmagam as baratas se elas se aproximarem.

    São todos animais, não merecem todos sobreviver?

    Os golfinhos não são "amigos". São animais inteligentes treinados para serem usados em nosso benefício. Como ocorre com nossos animais de estimação.

    No outro lado, porque tudo tem dois lados, não sou defensor essa matança. Existe muita comida no mundo, mesmo em termos de carne. Nós podemos comer frango, carne bovina, peixes, animais que são criados e mantidos já com esse intuito. Porque temos que inventar de comer tubarão, baleia, golfinho ?

    A questão é se alimentar, ou alimentar a frescurite de classes sociais que não têm mais o que inventar para esconder o tédio de serem bonecos de plástico ?

    Alimentar crendices bobas, ou alimentar-se para sobreviver ?

    Acho a tourada uma estupidez, a corrida do touro, outra estupidez. Acho imbecil servir um peixe ainda vivo. Porque isso ? Qual o motivo disso ?

    Eu torço para o touro, torço para os tubarões, e não fiquei triste com a treinadora que foi atacada pela orca.

    O ser humano precisa deixar de ser patético.

    Parabéns pelo posto, sou brasileiro e gostei muito do blog.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. @ Rato

    Obrigado pela visita e pelo comentário, tenho um ideal muito parecido com o teu.

    Continua a visitar o blog!

    ResponderEliminar
  12. nao vou nem falar o que eu penso so acho que as pessos deveriam tambem exprimentar a morte dolorosa
    odiei o site por falar que se e feio pode matar e odeio os carnivoros

    ResponderEliminar
  13. CRIME DE IDIOTAS, NUM CULTURA IDIOTA E QUE PERGUNTA IDIOTA!!!
    CLARO QUE É CRIME SEU PANGUÁ!!

    ResponderEliminar
  14. primeiro comer carne de golfinho aqui no Japão onde eu moro nao é tradição pois pra quem assistiu o documentario THE COVE sabe q muitos japoneses nem s quer sabiam da existencia da caça em Taiji... acho q nem por questão de cultura eu apoaria um absurdo desses assim cm os touros q são atração na Espanha... mais a questao aqui é comer ou não carne de golfinho?
    Voces sabiam q o nível de mercúrio em produtos do mar recomendado aqui no Japão é 0,4ppm?
    voces sabiam q um pedaco de carne de golfinho contém 2.000ppm de mercurio muito toxico certo?
    em Taiji uma cidade chamada Wakayama se vende carne de golfinho...quase ninguem come carne de golfinho mas 23.000 golfinhos sao mortos todos os anos entao a questao e? pra onde toda essa carne esta indo? carne de golfinho aqui no Japao nao e desejada pelos habitantes principalmente se fossem devidamente identificadas...ou seja a carne e vendida sem as pessoas saberem que ao comprar carne de baleia na verdade sao golfinhos...um cientista montou um laboratorio portatil de DNA em hotel no centro de Tokio...pegou uns exemplos e analizou as embalagens q diziam ser carnes de baleias eram na verdade de golfinhos...entao os consumidores pensam que compram carne saudavel de baleia do hemisferio sul e quando na verdade s esta comprando uma carne 20 vezes mais altas em nivel de mercurio.
    Entao os pescadores que comem e vendem essas carnes eles nao apenas estao s envenenando e levam junto a populacao. o governo sabe e disso e msm encombrem pois geram mais milhoes de dolares para o pais...
    Minamata outra cidade do Japao ja viveu um problema serio e triste mais triste mesmo...
    foi onde pela primeira vez o envenenamento foi descoberto pela primeira vez...chamaram de doenca de Minamata...a doenca surgiu em 1956 a mais avancada fabrica do japao Chisso Minamata havia despejado secretamente seus dejetos na baia por 12 anos o governo e a fabrica conseguiram cobrir isso...nao era um doenca q se pegava era uma doenca q s consumia ou seja consumiam toxicos e para as gravidas era mais perigoso ainda...
    o lider de protesto aqui do Jpaoa epoca suas frases eram:
    cabecas sem sustentacoes, ouvidos q nao escutam olhos q nao veem, pernas q nao andam, bocas q nao falam, bocas q nao sente gosto, maos q nao seguram, criancas nasciam deformadas, e ainda acontece... quantas pessoas nao estao infectadas por esse toxico? sintomas sao:
    memorias perdidas
    perda de audicao
    perda de visao
    e essa doenca nao mata rapido s morre lentamente.

    ResponderEliminar
  15. Sou estudante de biologia. Falando sobre o assunto dos golfinhos, sem entrar no assunto dos touros, a retirada de golfinhos do mar traz muitas consequências a cadeia alimentar de todo o ecossistema do oceano. Isso pois, ao contrário de vacas que são criadas para serem comidas, eles são criados na natureza e percorrem todo o oceano exercendo sua função na natureza. Por exemplo imagine que o golfinho come uma espécie de peixe, e se não houver mais golfinhos, essa espécie de peixe se multiplicaria muito, e causaria um desequilíbrio enorme na cadeia alimentar. Esse peixe se extinguiria depois, por falta de alimento (muitos pra se alimentar) e os golfinhos também estariam extintos. Só aí você tem 2 extinções, no mínimo. Então eles são muito importantes para os oceanos.
    Outra questão que já foi comentada é a intoxicação por mercúrio, pois carne de golfinho contém muito mercúrio, que é tóxico para a gente. Recomendo que você procure sobre a Doença de Minamata, que ocorre por envenenamento por mercúrio.
    Pronto, te dei dois argumentos sobre como comer e matar golfinhos é errado e danoso, sem ser porque eles são fofinhos ou algo do tipo.

    ResponderEliminar

Sê Idiota!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Posts noutros blogues interessantes: